O concerto, que acontece em celebração aos 22 anos de Paz e Reconciliação Nacional (que se assinala a 04 de Abril), será protagonizado pelo grupo musical ecuménico ‘‘Projecto Independente’’ que vai interpretar algumas das canções daquele artista que faleceu a 18 do mês passado, vítima de doença.
O coordenador do Projecto Independente, Zelmo Congo, disse ao jornal OPAÍS que a homenagem ao músico que deixou um vazio enorme no coração do povo angolano, em especial do Huambo, Bié e do Cuando Cubango, resulta de uma ideia que surgiu para homenagear vários artistas, quando este ainda estava em vida, no entanto, a sua morte acabou sendo motivo para impulsionar a materialização já neste evento.
“Na verdade, nós já tínhamos a ideia de homenagear alguns artistas da nossa praça, entre eles, Rui Mingas, Justino Handanga e Sabino Henda, mas a morte de Handanga fez com que a gente sentisse a necessidade de o homenagearmos já neste concerto que vamos realizar no dia 07”, disse o responsável. Explicou que o concerto terá a duração de duas horas e trará como convidados especiais os artistas Emanuel Mendes (músico lírico, professor de canto e mentor do projecto CNÓPERA) e Kelina Varela, artista promissora de canto lírico.
“Canções patrióticas”
Zelmo Congo adiantou ainda que o concerto vai ser dominado pela interpretação de canções que inspiram o sentimento de patriotismo. Razão pela qual, como tem acontecido sempre, a abertura ficará marcada com a entoação do hino nacional, na voz do próprio coral, seguindo-se outras canções de elevação da pátria e seus símbolos.
Canções icónicas de Rui Mingas, Matias Damásio, Maya Cool, Waldemar Bastos e outros artistas, cujas músicas constituíram um marco de elevação da Pátria, farão parte do reportório a ser apresentado ao público pelo projecto que levará ao palco 16 integrantes, entre instrumentistas, vozes do coral e vocalista principal.
Coristas de distintas Igrejas unidos
O Projecto Independente é um coro ecuménico formado por coristas de distintas Igrejas de Luanda, fundado em 2019, pelo jovem artista Zelmo Congo. O conjunto tem actuado em eventos de celebrações nacionais e patrióticas desde 2020, altura em que foram convidados para actuar num concerto de celebração dos 45 anos de independência nacional. Liderado actualmente por Zelmo Congo e Mister Bandeira, o conjunto tem a sua sede no bairro Rocha Pinto e o espaço de ensaio no Prenda