As 37 empresas nacionais participantes do 3.º Fórum de Negócios e Conectividade, decorrido entre 29 e 30 de Março, no Huambo, comprometeram-se em estabelecer parcerias entre si, sobretudo, no ramo da agricultura, energia e águas, transporte, logística, irrigação e comunicação.
A informação foi confirmada pelo director executivo do Fórum, Joaquim Dombaxe, no final do evento, numa iniciativa do Grupo Media Nova, sob o lema “Agricultura, a base da sustentabilidade alimentar”.
Joaquim Dombaxe disse que os empresários perceberam que há muitas actividades que podem ser melhor feitas entre si, por meio de parcerias e vantagens mútuas, bastando mais sincronização e articulação nos negócios. Frisou que o 3.º Fórum de Negócios e Conectividade demonstrou as potencialidades empresariais e o que se faz de melhor em termos de agro-negócio no país, a exemplo da produção do trigo nesta região do Planalto Central.
Das 37 empresas comprometidas em estabelecer parcerias, o responsável disse que cinco já começaram a negociar, nomeadamente as que fazem trabalhos do ramo de irrigação para as fazendas, tecnologias de informação e comunicação, energia solar e água. Adiantou que, para além de superar as expectativas, a iniciativa uniu valências dos empresários, que agendaram encontros, para cooperar no sector da energia solar, água, irrigação, implementação das tecnologias de informação e comunicação nas zonas de difícil acesso.
“A maior parte dos empresários ficou com carteira de negócios por fechar, o que é muito bom para a economia nacional, com janelas de oportunidades que se podem abrir para pequenas, médias e grandes empresas do país”, sublinhou.
O empresário do sector de tecnologia de informação e comunicação, Gilberto Caundi, da província de Cabinda, disse que deu para estabelecer novos contactos de parceria para o aumento da carteira de negócios no sector da logística. Cármen Salvador, do ramo da agricultura, disse que deu para estabelecer parcerias na aquisição de fertilizantes para pequenos agricultores, com o Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário (FADA).
O fórum abordou, entre outras temáticas, o “Crédito e acesso aos fundos de financiamento”, “Produção e a distribuição de alimentos”, “Industrialização da produção agrícola, “Produção de sementes, fertilizantes e ração animal” e o “Negócio da exploração de sementes, fertilizantes e ração animal”. A próxima edição será realizada em Março de 2025 na província da Huíla.