O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, afirmou na noite de sexta-feira, em Luanda, que o trabalho árduo desenvolvido pelas equipas de basquetebol no país propicia condições para o regresso às conquistas africanas.
Falando à imprensa na final da Taça de Angola sénior masculina, ganha pelo Interclube (vitória sobre o Petro de Luanda por 75-72), no Pavilhão da Cidadela, disse que o nível competitivo com que se pautou a partida é demonstrativo de bom trabalho interno.
O ministro lembrou que o ranking da modalidade de clubes é liderado pelo 1.º de Agosto, com 15 troféus, e Pelo Petro, com 14, em segundo, sendo a conquista inédita do Interclube sinal de que já não existem bem assim adversários inferiores.
“As equipas grandes e pequenas estão a crescer a todos os níveis e isto faz acreditar que o país está bem próximo de voltar a hegemonia do basquetebol africano”, reiterou.
Por sua vez, o presidente de direcção do Interclube, Alexandre Canelas, frisou que o basquetebol continuará a ser aposta do clube, sendo a conquista da Taça de Angola, pela primeira vez, resultado de um trabalho de longos anos.
Garantiu ser objectivo repetir a proeza no Campeonato Nacional e também a nível dos Campeonatos africanos.
“Vamos continuar a criar condições de trabalho porque agora, com este título, a responsabilidade e a exigência aumentaram.