Na sua página do Facebook, o Chefe de Estado, em alusão ao Dia Mundial do Teatro, assinalado hoje (27), reiterou o compromisso da criação de espaços condignos para maior valorização desta arte de representar a realidade, “assente nos nossos hábitos e costumes”. Explicou que depois da inauguração do Centro Cultural do Huambo, iniciativas do género, obviamente, se vão multiplicar por todo o país.
“A preservação dos nossos valores culturais e a projecção da nossa identidade devem constituir objectivo permanente de to das as nossas acções”, assinalou. Considerou os fazedores de teatro, “verdadeiros heróis que, em ambiente de muitas adversidades, fazem desta arte um instrumento eficaz para manter viva a consciência sobre nós mesmos”. Hoje, 27 de Março, comemorase o Dia Mundial do Teatro. A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.
O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão. Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.
O edifício foi erguido no tempo colonial, altura em que funcionava como o cinema -teatro, estúdio e restauração. Em 1975, depois da proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro, foi convertido no Palácio dos Congressos e sede da Assembleia Nacional (Parlamento).
Palácio da Música e Teatro Construídas há mais de 60 anos, as instalações foram projectadas pelos irmãos arquitectos João e Luís Garcia de Castilho, a infra-estrutura surgirá da reabilitação e reconversão do antigo edifício da Assembleia Nacional, empreitada a ser executada pela empresa Athena Swiss, do Grupo Mitrelli, numa área de 12.752 metros quadrados.
Dado o seu valor histórico, a obra visa a recuperação e adaptação do Edifício Central para um novo uso, mas tendo em conta a salvaguarda da dignidade do espaço, preservação arquitectónica, assim como a promoção e dinamização da cultura e do lazer. No final, o Palácio da Música e do Teatro terá uma sala de teatro com capacidade para 600 pessoas, sala de eventos e exposições, uma área administrativa e de suporte e um estacionamento.