A equipa sénior masculina de basquetebol do Interclube venceu, neste sábado, o 1.º de Agosto, por 84-81, e está na final da Taça de Angola, marcada para o próximo sábado, 30, na província de Benguela.
O primeiro quarto do duelo disputado no Pavilhão 28 de Fevereiro, na capital do país, terminou a favor dos militares (26 -24).
Em busca de soluções para o triunfo, o conjunto às ordens de Lazare Adingono terminou com vantagem ao intervalo (46 -45), ao beneficiar de um lance de longa distância a dois segundos do final.
O terceiro período foi de luta constante e sucessivas alternâncias no marcador, terminando empatado a 62 pontos.
De realçar que Elcane Paca, que representa as cores do clube central das Forças Armadas Angolanas, com 25 pontos, foi o melhor cestinha do desafio.
Na primeira “mão”, quinta-feira, no Pavilhão Victorino Cunha, o 1.º de Agosto perdeu por 64-85, e só chegaria à fase seguinte caso vencesse por mais de 22 pontos, o que não aconteceu.
Na outra meia-final, disputada na cidade do Lobito, a Casa do Pessoal (CPPL) venceu por 77-74 o Petro de Luanda, detentor do título. Em função deste resultado, a formação do Lobito fez história ao derrotar pela primeira vez a formação tricolor.
Contudo, não foi suficiente para o apuramento à final desta competição, por conta da derrota expressiva no encontro da primeira mão (118-73).
O conjunto da cidade das Acácias Rubras esteve bem, conseguindo anular as principais estrelas do Petro, com destaque para Carlos Morais, Yanick Moreira e os dois americanos contratados recentemente para a Ball, que não conseguiram mostrar o seu basquetebol. Gelson Kalunga “Chara”, da CPPL, voltou a patentear mais uma grande exibição, tendo anotado 42 pontos.