O embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos da América (EUA), Agostinho Van-Dúnem, abordou terça-feira, 19, em Washington D.C., com a coordenadora da Prosper África (USAID), British A. Robinson, a aplicação do potencial de colaboração económica com os EUA, para alavancar o sector privado de ambos países.
Agostinho Van-Dúnem, que classificou o encontro como um dos mais produtivos, informou que, durante o mesmo, abordou com British Robinson a transformação em realidade e consequente aplicação dos projectos comerciais, nos sectores privado e público dos respectivos estados, bem como a reafirmação dos que já estão em curso.
Além dos projectos já em curso, ligados a energia e telecomunicações, com grande potencial para alavancar o sector privado dos dois países, a Prosper África, a pedido de Angola, vai desenvolver as capacidades técnicas dos empresários angolanos no que toca ao acesso ao mercado americano no âmbito das facilidades do AGOA. Para o diplomata angolano, este é um passo importante na transferência de conhecimento e “expertise”, em sectores-chave da economia.
As partes concordaram em explorar oportunidades de cooperação mais estreitas, incluindo intercâmbios comerciais, com a realização de missões empresariais nos dois sentidos. Actualmente, Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana, tendo o petróleo como um dos principais activos dessa parceria estratégica, mas há a sinalização dos dois Governos em dinamizar o comércio.