O rei Mohammed VI de Marrocos felicitou, ontem, o presidente russo Vladimir Putin pela sua vitória nas eleições presidenciais realizadas no Domingo e que lhe permitem continuar no Kremlin até 2030, segundo a Reuters.
De acordo com a agência de notícias marroquina MAP, o monarca manifestou a Putin “as suas calorosas felicitações pela renovação da confiança do povo nele” e desejou-lhe “todo o sucesso nos seus esforços para conduzir a Federação Russa para um maior progresso e prosperidade”.
Mohammed VI expressou ainda a sua “firme determinação” em trabalhar com Putin para “o fortalecimento dos distintos laços de amizade que unem os dois países, baseados na estima mútua, na cooperação frutuosa e na vontade comum de consolidar a parceria estratégica” entre os dois países, acrescentou a mesma fonte.
Grande parte da comunidade internacional, como os Estados Unidos, a União Europeia e o Canadá recusou-se a felicitar Putin e não reconheceu a legitimidade das eleições, às quais o Presidente russo concorreu sem uma verdadeira oposição.
Putin foi reeleito para um quinto mandato com 87,28% dos votos, anunciou, Terça-feira, a Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia no encerramento do escrutínio.