Um cidadão nacional de 22 anos foi detido por ter assaltado cerca de 30 residências nos vários bairros dos distritos Urbanos do Sambizanga, Ingombota e Rangel, com maior incidência O porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Fernando de Carvalho, explicou, ontem, em conferência de imprensa que Emanuel Capita, o jovem em causa, praticava as suas acções maléficas na calada da noite, precisamente entre a 01H00 e as 05H00 da madrugada, sem contar com a ajuda de ninguém. Para o efeito, fazia-se acompanhar de objectos como chaves de fenda e um macaco hidráulico, no sentido de deformar as grades de janelas ou portas e esforçar a sua entrada sorrateira nas residências, segundo o oficial de investigação.
“Nas quais roubava valores monetários, telemóveis, cartões multicaixa, computadores e outros utensílios domésticos do seu interesse”, frisou. Depois disso, comercializava os bens roubados a pessoas que vendem estes materiais nos mercados informais. Por essa razão, sobre ele pesam fortes indícios de ter cometido os crimes de furto qualificado. “O trabalho investigativo apurou que, este cidadão é useiro e vezeiro nestas práticas, com várias passagens pela Polícia, com detenções registadas em mais de seis Distritos Urbanos do Município de Luanda”, disse.
Contou ainda que no curriculum deste jovem consta que, além das detenções acima referidas, já esteve preso na Comarca de Luanda, em 2018, e na Comarca de Viana, em 2020. “Neste caso apreendeu-se oito telemóveis das marcas Huawei e Samsung e um Relógio de pulso de cor preta”, frisou. Emanuel Capita foi apresentado, nessa Terça-feira, no Pátio do Comando Distrital do Rangel adstrito ao Comando Municipal, sendo que foi encaminhado ao Ministério Público e ao Juiz de Garantia. Este último, em função das provas preliminares decretou a prisão preventiva e deverá responder, em julgamento, pelo crime de furto qualificado.