Duas pessoas morreram electrocutadas, enquanto cinco mil e 312 residências e 36 instalações públicas e privadas foram afectadas pelas chuvas que têm caído na província do Bengo
O município mais afectado pelas chuvas é o do Dande, com 394 residências destruídas, 4.807 inundadas, das quais 105 em iminência de desabamento, segundo dados provisórios do Comando Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros do Bengo (SPCB). Esta situação deixou mais de 31.866 pessoas em estado de vulnerabilidade, indicam os dados tornados públicos pela Angop.
Foram igualmente afectadas sete escolas, dois centros de saúde, 20 armazéns, três farmácias e igual número de padarias. Para acudir a situação, estão a ser feitos trabalhos de sucção de água nos bairros Kitonhi, Mubungo, Kimaria, Bairro 8, Açucareira e outros afectados. No sábado, uma instituição privada ofereceu dez moto-bombas, enquanto as empresas EPAL e EPAS-BENGO disponibilizaram três bombas imersas que foram distribuídas pelos bairros mais afectados, para a sucção das águas.
Para afastar o risco de electrocussão e proteger os equipamentos, a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) in- terrompeu, sexta-feira, o fornecimento de energia eléctrica na província.