Catorze anos depois de ter visitado Angola, o Presidente chinês, Xi Jinping, vai voltar ao nosso país, do qual guarda “intensas recordações”, em visita de Estado.
O chefe de Estado chinês aceitou, nesta Sexta-feira, um convite para efectuar uma visita oficial a Angola, formulado pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, devendo a data ser acertada pelos canais diplomáticos apropriados.
Xi Jinping, ao aceitar o convite, lembrou que, em 2010, na qualidade de Vice-Presidente da República Popular da China, visitou Angola e que guarda dessa viagem “intensas recordações”, sobretudo a “recepção efusiva” em Luanda.
“Lembro-me de, há 14 anos, ter visto em Luanda vários prédios em construção, muitos projectos em execução. Tenho toda a honra de aceitar o seu convite”, disse o líder chinês, segundo a Angop.
De igual modo, ainda esta tarde, João Lourenço também anuiu a um convite do Presidente Xi Jinping, para participar na próxima edição do Forúm de Cooperação China-África (FOCAC) programada para Setembro do corrente ano, em Beijing.
Relações Angola/China
As relações entre Angola e a China datam de 1983 e conheceram o seu ponto mais alto, a partir de 2000, quando o gigante asiático começou a fazer empréstimos ao país para a reconstrução de infra-estruturas destruídas pela guerra e para alavancar a economia nacional.
Desde 2007, Angola é o maior parceiro comercial da China em África, com um volume de negócios que registou, só em 2010, um total de 24,8 mil milhões de dólares norte-americanos.
Em Angola, a China opera nos mais variados domínios da vida económica e social do país, com forte presença nas áreas de formação de quadros, casos da construção e apetrechamento do Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) e da Academia Diplomática Venâncio de Moura e bolsas de estudos para os jovens angolanos.