Trezentos milhões de dólares norte-americanos é o valor global que o Estado angolano pretende investir no projecto de aceleração da diversificação económica “Diversifica Mais”, a ser implementado no período de seis anos, com foco para o corredor do Lobito
A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Marques dos Santos, durante o lançamento do projecto, tendo sublinhado que serão investidos cerca de 40 milhões de dólares norte- americanos para melhorar o ambiente do comércio e crescimento das empresas, especialmente lideradas por mulheres.
Outro investimento, na ordem dos 13 milhões USD, será alocado para atracção de investimento para a parceria público-privada, especialmente em infra-estruturas dos pólos de desenvolvimento industrial e plataformas logísticas. No que toca ao acesso ao financiamento e capacitação empresarial, prevê-se alocar 115 milhões USD.
Segundo o secretário de Estado, espera-se que o projecto “Diversifica Mais” impacte directamente em 12 mil empresas privadas, estruture três infra-estruturas produtivas e facilite 250 empréstimos, dos quais 66 direccionados às micros, pequenas e médias empresas. Ivan Marques dos Santos testemunhou ainda o lançamento da plata- forma SOURCE que poderá ajudar o Programa de Investimento Público, bem como na atracção de financiamento e investimento privado na carteira de projectos.
O Executivo angolano procedeu ao lançamento do projecto “Diversifica Mais”, com objectivo de aumentar o investimento privado e o crescimento resiliente das micro, pequenas e médias empresas em cadeia de valores não petrolífera. Segundo o director do projecto “Diversifica Mais”, Laércio Cândido, esta acção será desenvolvida particularmente no corre- dor do Lobito, através da melhoria do ambiente refutatório e institucional para o comércio, criação e crescimento das empresas, bem como serviços financeiros, especialmente das empresas geridas por mulheres.
Neste quadro, avançou, o projecto vai servir ainda de catalisador de investimentos públicos e priva- dos e, também, de infra-estruturas produtivas e de melhoria das capacidades das empresas. Quanto aos eixos de actuação do projecto “Diversifica Mais”, destacam-se o apoio à implementação do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, impactando directamente os dois pilares fundamentais, nomeadamente a segurança alimentar e o capital humano.