A presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares, Teresa da Silva Neto, participa, de 12 a 14 deste mês, em Nova Iorque (EUA), na 68ª Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, sob o lema “Parlamentos Sensíveis ao Género: Promover a Igualdade de Género para pôr fim à Pobreza”
A deputada angolana tem prevista alocução num Fórum Parlamentar organizado pela União Inter-parlamentar (UIP), refere uma nota de imprensa. De acordo com o programa, a deputada será uma das oradoras de um Segmento Especial com o tema “Orçamento Sensível ao Género: Um instrumento para redução da pobreza” e irá debruçarse sobre o exemplo de Angola nos esforços para identificar, catalogar e adaptar boas práticas na massificação do género nos planos de desenvolvimento nacional e processos de orçamentação.
Teresa da Silva Neto irá, igualmente, participar num fórum com o tema “Participação igual e Liderança para um Mundo mais pacífico: Lições Colhidas e o Caminho em Frente”, e no lançamento da Iniciativa de Liderança da Mulher sob o lema “Promover a Participação das Mulheres na Política e Tomada de Decisões”. O evento proporcionará uma oportunidade de trazer uma perspectiva parlamentar para as discussões da CSW68, mostrando o envolvimento parlamentar na formulação de leis, políticas e orçamentos que abordam especificamente a pobreza com uma perspectiva de género e garantem que o financiamento público promove o empoderamento das mulheres e raparigas.
Os participantes irão partilhar observações e práticas nas áreas de redução da pobreza, tributação, acesso ao crédito e recursos para as mulheres. A reunião servirá também para sublinhar a necessidade de ter parlamentos sensíveis ao género e de promover ambientes legislativos que abordem e rectifiquem proactivamente as disparidades de género.
Os participantes irão trocar ideias com os seus pares e especialistas sobre como aprofundar o seu trabalho em todas estas áreas. O programa inclui ainda abordagens sobre “Igualdade de participação e liderança para um mundo mais pacífico’’ e ‘’Mulheres e Jovens no Empoderamento da Democracia (WYDE): Promovendo a participação política e a tomada de decisões das mulheres por meio da mudança de normas sociais, networking e defesa global’’.