As centralidades do Lossambo (Huambo), Fernando Faustino Muteka (Caála) e Halavala (Bailundo) passam a contar, em breve, com rotas específicas de transportes públicos de passageiros, com a disponibilização de 20 novos autocarros ao Governo da província
Trata-se de meios disponibilizados, recentemente, pelo Ministério dos Transportes, com o objectivo de facilitar a mobilidade dos cidadãos, sobretudo, de estudantes e funcionários públicos. A informação foi prestada, essa Terça-feira, director local do gabinete dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Joaquim Salinga, durante o acto de apuramento das empresas para a gestão e exploração dos referidos meios.
Explicou que os veículos possuem 62 lugares cada um, para passageiros, entre sentados e em pé, com assentos para gestantes, pessoas com bebés, elevador para deficientes físicos e outras valências essenciais. O responsável informou que, para além das centralidades, os novos meios de transporte público vão, igualmente, reforçar algumas rotas urbanas, inter-municipais e comunais da província do Huambo. Adiantou que com os 20 novos autocarros a serem entregues, a província do Huambo vai passar a contar com 94 meios de transporte públicos de passageiros em circulação nas vias públicas.
Relativamente ao concurso público para a gestão e exploração dos autocarros, Joaquim Salinga referiu que, dos 30 termos de referência entregues às empresas, receberam apenas oito candidaturas, das quais as vencedoras serão conhecidas dentro de dias, para a colocação dos autocarros na via pública. Entre os requisitos para ser apurado, destacou que as empresas precisam estar sediadas na província do Huambo, ter uma base operacional e, no mínimo, cinco autocarros, para além de não possuírem dívidas e terem capacidade financeira.
A província do Huambo possui seis estradas nacionais, designadamente as números 120, 250, 260, 350, 352 e 354, além do Corredor do Lobito, que promove uma considerável mobilidade de veículos, cargas e pessoas que abastecem os mercados fronteiriços de Benguela, Bié, Cuando Cubango, Cuanza Sul, Huíla e Malanje. Tem, também, ligação área por via do aeroporto Albano Machado.