Uma missa de acção de graças, orientada pelo presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom José Manuel Imbamba, marcou ontem, Domingo, em Malanje, a abertura das comemorações do centenário de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, a assinalar-se a 1 de Março de 2025
Inserida no âmbito da I Assembleia da CEAST, a missa que decorreu em Malanje, contou com a participação do Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, Dom Giovanni Gaspari, de Bispos, Arcebispos, dos governadores de Malanje e Cuanza-Norte, respectivamente- Marcos Nhunga e João Diogo Gaspar, para além de distintos fiéis.
Durante a homilia, o presidente da CEAST, destacou os feitos de Dom Alexandre do Nascimento em prol do desenvolvimento da Igreja, da sociedade angolana e no mundo em geral, enquanto religioso, realçando que a sua perfomance humanista contribuiu para o progresso, unidade e bem-estar dos angolanos.
Por esse facto, disse ser necessário honrar e respeitar os 99 anos do Cardeal, celebrados Sexta-feira última, 72 dos quais dedicados ao sacerdócio.
Na ocasião, o governador de Malanje, Marcos Nhunga, manifestou-se satisfeito com a escolha de Malanje para acolher a I Assembleia da CEAST e a abertura do Centenário de Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, figura que caracterizou como exemplo para o país, nos vários domínios.
Por outro lado, enalteceu o reforço da relação secular entre a Igreja e o Governo na melhoria das condições de vida dos cidadãos e no combate às más práticas que vêm colocando em risco as infra-estruturas sociais.
A missa marcou ainda a abertura do Jubiléu 2025 e o encerramento da Semana da Solidariedade Nacional. Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, actualmente o Cardeal mais velho do mundo, nasceu em Malanje, a 1 de Março de 1925.
Começou os seus estudos sacramentais no Seminário dos Bângalas, município do Quela, tendo passado anos a seguir para o seminário de Malanje e mais tarde para o de Luanda.
Em 1948, iniciou o bacharelato em Filosofia e a Licenciatura em Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote a 20 de Dezembro de 1952, por Dom Luigi Traglia.
De 1956 a 1961 exerceu o cargo de pregador da Sé Catedral e a 10 de Agosto de 1975 foi nomeado Bispo de Malanje, tendo sido promovido a Arcebispo Metropolitano do Lubango em 1977.
Já em 1983, foi anunciada a sua criação como Cardeal pelo Papa João Paulo II. Actualmente Bispo Emérito de Luanda, Dom Alexandre do Nascimento foi, igualmente, presidente da CEAST, entre 1990 e 1997.