O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, na tarde de ontem, o novo embaixador Extraordinário e plenipotenciário da república popular da China acreditado na república de Angola, Zhang Bin, numa visita que visou a efectivação das relações bilaterais entres China e Angola
O encontro realizou-se no edifício sede da diplomacia angolana (à Mutamba), baixa de Luanda, e serviu para o novo chefe da Missão Diplomática chinesa em Angola trocar impressões orientadoras para a efectivação de uma futura cooperação que se pretende mais dinâmica e qualitativa.
Durante o encontro, em que também se analisaram os aspectos inerentes às relações político-diplomáticas entre os dois países, o ministro Téte António descreveu as prioridades actuais do Governo angolano para o desenvolvimento da sua economia, centrada em três (3) pilares fundamentais, designadamente o “Planagrão”, “Plano-Pesca” e “Plano-Pecuário”. O momento serviu, igualmente, para as duas entidades debruçarem-se também sobre os aspectos ligados à Agenda Oficial, focada essencialmente na troca de visita ao mais alto nível entre de- legações da República de Angola e da República Popular da China.
As partes manifestaram o desejo de continuarem a trabalhar de mãos dadas para o incremento do nível de cooperação bilateral existentes entre os dois Estados, enquanto parceiros estratégicos. O diplomata iniciou funções na passada Quinta-feira, 29 de Fevereiro, após ter apresentado ao Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, as cartas credenciais que o legitimam como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do gigante asiático no território angolano.
O diplomata chinês, Zhang Bin, completa 52 anos de idade no próximo mês de Abril, tendo já trabalhado nas embaixadas do seu país em Angola, Nigéria e Finlândia, com a categoria de Conselheiro. Antes desta nova nomeação, foi Director Geral Adjunto do Departamento de Assuntos Africanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China.
A audiência terminou com a entrega, pelo embaixador Zhang Bin, de uma missiva de Sua Excelência Wang Yi, ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China ao embaixador Téte António, ministro das Relações Exteriores, onde o homólogo chinês manifestou a sua disposição em trabalhar com o Governo angolano para a implementação dos projectos já alcançados pelos Chefes de Estado dos dois países, no sentido da promoção das relações China-Angola e da cooperação amistosa para o benefício mútuo.