O gabinete de guerra israelita aprovou no sábado o envio de uma delegação ao Qatar para prosseguir as discussões dos últimos dias em Paris sobre uma nova trégua em Gaza.
Os israelitas vão também discutir a libertação de reféns, segundo fontes oficiais de Israel.
Uma delegação israelita chefiada pelo chefe da Mossad (serviços secretos israelitas), David Barnea, deslocou-se sexta-feira a Paris (França) para prosseguir os contactos sobre um projecto de trégua discutido no final de Janeiro na capital francesa com os seus homólogos norte-americano e egípcio e o primeiro-ministro do Qatar.
“A delegação regressou de Paris, e existe provavelmente matéria para avançar na direcção de um acordo”, declarou no sábado à cadeia televisiva israelita N12 Tzachi Hanegbi, um conselheiro para a segurança nacional do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.
Entretanto, os “média” israelitas indicaram que durante a noite de sábado o gabinete de guerra concluiu o seu encontro e forneceu autorização para o envio, nos próximos dias, de uma delegação ao Qatar para prosseguir estas negociações na perspectiva de um acordo para uma trégua de várias semanas que inclua a libertação de reféns em troca de prisioneiros palestinianos detidos em prisões israelitas.