A grande contribuição da medicina no desenvolvimento e êxitos do desporto angolano foi, Quarta-feira, em Luanda, reconhecida pela secretária de Estado para o sector, Teresa Ulundo.
Ao discursar na cerimónia de abertura das primeiras jornadas científicas da medicina desportiva, no Centro de Formação Hospitalar de Doenças Cardiopulmonares Dom Alexandre do Nascimento, a responsável afirmou que sem o apoio dos especialistas das ciências médicas, o desempenho dos atletas seria afectado de forma negativa.
Esclareceu que para um desporto vitorioso é preciso recorrer-se aos préstimos das outras áreas, que permitem e complementam o trabalho de formação dos praticantes, até atingir à alta competição.
Para a antiga andebolista, que falava em nome do novo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão Pinto de Andrade, além da prevenção, são os especialistas da medicina do desporto que tratam e recuperam das eventuais doenças e lesões dos atletas, para que possam cumprir com os objectivos dos clubes e do país.