O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, realiza uma visita de trabalho à República da Sérvia, que teve início a de 19 do corrente mês, sendo recebido pelo Embaixador de Angola na Sérvia, Emílio de Carvalho Sobrinho ‘Bibi’
Na visita de trabalho, que vai até ao dia 26, está prevista a assinatura do Programa de Cooperação entre o Governo de Angola e a Sérvia no domínio da Cultura, para o período de 2024 a 2026. Ontem, o ministro visitou a Av.
Dr. António Agostinho Neto, localizada no Centro da Cidade de Nova Belgrado. O ministro esteve ainda presente na abertura da Feira do Turismo, em Belgrado.
O programa de visita inclui reuniões de trabalho com a Vice-Primeira-ministra da Sérvia, Ana Bnarbic, e a ministra da Cultura deste país, Maja Gojkovic, além de visitas aos Museus de Arte Africana e da Jugoslávia.
Segundo consta, em 2022, uma delegação angolana foi a Belgrado, capital da Sérvia, para avaliar o estado da cooperação bilateral.
A delegação multissectorial foi chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Téte António. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, as relações políticodiplomáticas, técnico-científicas, económicas e culturais entre Angola e a Sérvia, herdeira da antiga República Federativa da Jugoslávia, foram estabelecidas em 25 de Abril de 1977, data da assinatura do Acordo Geral de Cooperação Econômica e Técnico-Científico.
O referido compromisso, precisou a fonte, permitiu a posterior assinatura de vários instrumentos jurídicos nos domínios do comércio, cultura e ciência, saúde, ciências médicas e farmacologia, e cooperação económica entre agências noticiosas.
Quanto à Av. Dr. António Agostinho Neto, localizada no Centro da Cidade de Nova Belgrado, foi inaugurada a 17 de Novembro de 2022, no âmbito das celebrações inerentes ao Centenário do Dr. António Agostinho Neto.
O acto foi testemunhado por uma delegação angolana chefiada pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho, esculpida pela artista Servia, Katarina Tripkovic.