E fectivos da Polícia Nacional, na província do Cunene, recuperaram, essa Segunda-feira, os equipamentos de emissão de Bilhetes de Identidade furtados, no dia 14 de Fevereiro, no único Posto de Identificação Civil do município de Namacunde.
Trata-se de um computador portátil e quatro máquinas fotográficas, encontradas em posse de um cidadão nacional de 21 anos de idade, detido na povoação fronteiriça de Santa Clara.
A recuperação dos meios deriva do trabalho efectuado pela Polícia e SIC, concretamente nos bairros Hidipo e Omutaku, informou o director de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando da Polícia Nacional no Cunene, superintendente-chefe Nicolau Tuvecalela.
Em declarações à ANGOP, o oficial disse que o indivíduo confessou o crime, alegando que dirigiuse à instituição por volta das 22 horas, onde introduziu-se por via do tecto e conseguiu subtrair os artigos.
Por seu turno, o delegado municipal da Justiça em Namacunde, Eusébio Musiliwetele, manifestouse satisfeito com a recuperação dos meios, tendo enaltecido o trabalho da Polícia Nacional.
O responsável afirmou que estão a criar as condições para esta semana retomarem a emissão dos bilhetes, exortando os utentes a procurarem os serviços.
O posto de identificação tem cinco computadores, dos quais quatro de mesas ligadas às máquinas fotográficas e um portátil, que por dia emitem entre 30 e 40 bilhetes.
O município de Namacunde conta com um universo de 142 mil 047 habitantes, dividido administrativamente por duas comunas e dez povoações.