AFIFA fez ontem, Quintafeira, a primeira atualização de ranking de selecções do ano. Terminada há umasemana a 34ª edição do Campeonato Africanos das Nações (CAN), em solo ivoriense, Nigéria, Côte d’Ivoire e Angola são os que mais sobem.
Angola, que foi eliminada nos quartos-de-final, teve a maior subida e entra no top-100 ao subir 24 lugares para o 93º lugar.
No Africano, a Selecção Nacional, às ordens do treinador português Pedro Gonçalves, ficou no primeiro lugar do grupo D com sete pontos, fruto de duas vitórias frente à Mauritânia e Burkina Faso, e um empate diante da Argélia. Nos oitavos-de-final, os Palancas Negras venceram por três bolas sem resposta.
Nos quartos-de-final, o combinado angolano comandado dentro das quatro linhas por Gelson Dala e Fredy pederam, por uma bola a zero, diante da Nigéria, de Victor Oshimen.
A Nigéria, finalista vencida da competição, treinada por José Peseiro, sobe 14 lugares para o 28º posto; ao passo que a Côte d’Ivoire, vencedora do CAN, sobe 10 para 39º.
No top-10 não há alterações, com Portugal a manter a sétima posição e a campeã do mundo Argentina na liderança.