As fortes chuvas que caem um pouco por todo o país e com particular realce para a província da Huíla, cortou no passado dia três do mês em curso, a circulação dos comboios do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes fruto da destruição de uma passagem hidráulica no ramal que liga o município do Lubango ao município da Matala, concretamente nas localidades da Chanja e Olivença, a 60 quilómetros da capital huilano
João Katombela, na Huíla
A situação que se vive desde a última sexta-feira (3), faz com que cerca de 3 600 passageiros que usam os serviços do CFM entre as cidades de Moçâmedes na província do Namibe e Menongue, capital do Cuando Cubango, deslocarem-se ao município da Matala para aquisição dos bilhetes de passagem.
A informação foi avançada hoje à imprensa pelo director do Gabinete de Marketing e Comunicação do Caminho-de-Ferro no Lubango, Jacob Hipólito, tendo dito que no mesmo dia deslocou-se ao local uma equipa com o objectivo de avaliar a gravidade da situação.
Segundo o director do Gabinete de Marketing e Comunicação do CFM, Jacob Hipólito, depois de avaliada a gravidade da situação provocada pela destruição de referida passagem hidráulica, ficou apurado que a situação só poderá ser resolvida dentro de 15 dias. Por outro lado, Jacob Hipólito, disse que os trabalhos para a reposição dos Comboios do CFM já tiveram o seu início, com a previsão de terminarem o mais rápido possível.
“Dado aos danos causados na plataforma ferroviária, não será possível repor a normalização daquele troço num período inferior a 15 dias, assim, a empresa Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes é forçada a cancelar todos os seus comboios de transporte de passageiros e mercadorias entre o município do Lubango e da Matala” disse.
Por outro lado, Jacob Hipólito, revelou que os serviços de venda de bilhetes aos passageiros que pretendem viajar para a cidade de Menongue, passam desde hoje a serem feitos no município da Matala.
“Assim, passaremos a realizar Comboios de passageiros entre o município da Matala e a cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, a partir de hoje. Para tal, vamos obedecer aquilo que é a nossa programação vigente, sendo que nas segundas, quartas e sextas-feiras comboios entre a Matala ao Menongue; nas terças, quintas e sábados, comboios de passageiros entre Menongue e Matala, enquanto vai decorrer os serviços de recuperação e normalização do troço referenciado” afirmou.