A Associação Provincial de Artes Marciais Mistas (APMMA) da Huíla está preocupada com a falta de patrocínios para garantir uma viagem condigna às duas atletas convocadas pela Selecção Nacional de Artes Marciais Mistas, tendo em vista os XIII Jogos Africanos, prova a realizar no próximo mês, em Accra, capital do Gana
Esta preocupação foi manifestada, ontem, na cidade do Lubango, pelo Presidente da Associação Provincial de Artes Marciais Mistas, Jacob Cláudio Mandanji.
O responsável associativo disse que as duas atletas, Daniela Mandanji, da categoria de -52,2 kg, e Maria Kitoko, de 70,3 kg, vão participar da competição africana em Março.
Segundo Jacob Cláudio Mandanji, as atletas devem estar em Luanda para estarem mo grupo de oito que formam a Selecção Nacional para participar dos treinos do conjunto que vai representar o país no Africana da modalidade em ambos os sexos.
Jacob Cláudio Mandanji defende o engajamento de todos os actores sociais da província da Huíla, com destaque para os empresários locais, com vista a garantir melhores condições para a dignificação da bandeira nacional.
“Nós estamos focados na preparação, mas até agora não temos qualquer patrocínio virado para a viagem das lutadoras. Vamos trabalhar de modo a colocarmos as atletas até Quinta-feira em Luanda” assegurou.
O responsável afirmou que a associação que dirige conta, apenas, com o apoio do Governo Provincial da Huíla, mas, no seu entender, este não pode fazer tudo, tendo em conta os altos custos que uma competição envolve.
Ainda assim, o responsável associativo garantiu que do ponto de vista técnico está tudo salvaguardado, tendo em conta os níveis de qualidade da direcção técnica da associação que dirige.
Por: João Katombela, na Huíla