A Polícia Nacional (PN) na província da Huíla, procedeu no último fim-de-semana na cidade do Lubango a detenção de dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 23 e 28 anos, implicados no crime de tráfico de minerais estratégicos.
João Katombela, na Huíla
A detenção de Dilson Salatiel da Silva Candjamba, de 28 anos e Bernardo Bengui Teka de 23, ocorreu na tarde de sábado 03 no interior do Centro Comercial Millenium, quando os dois pretendiam comercializar seis pedras de diamante
As seis pedras de diamante, de acordo com o Chefe do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), Superintendente Pedro Cassoma Mendes, teriam sido vendidas a um cidadão de nacionalidade chinesa.
O responsável deste Departamento da Polícia Nacional, informou que o mesmo cidadão de nacionalidade chinesa, meteu-se em fuga ao aperceber-se da presença dos agentes da Polícia no local.
“Os Investigadores afectos ao Departamento de Investigação de Ilícitos Penais da Huíla detiveram no dia 3 do mês e ano em curso pelas 16 horas no Bairro Lucrécia Centro Comercial Millenium dois nacionais. A detenção ocorreu quando os suspeitos comercializavam de forma camuflada os diamantes a um cidadão de nacionalidade chinesa” detalhou.
Segundo o Chefe do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais, Superintendente Pedro Cassoma Mendes, os dois cidadãos revelaram à Polícia que os minerais estratégicos (diamante) foram adquiridos na Província da Lunda Norte, a um cidadão desconhecido, num preço de Kz 700.000,00 por cada pedra.
No Lubango, continuou Pedro Cassoma Mendes, cada pedra teria sido comercializada no valor de AO 1.900.000,00.
“De salientar que os dois suspeitos são residentes das províncias de Luanda e Benguela, estão cá há dois dias para fazerem o respectivo negócio. Diligências prosseguem para determinar os demais implicados, enquanto estes dois serão presentes ao Digno Magistrado do MP para fins legais” disse.