A coca-cola e o seu parceiro engarrafador em Angola, a refriango, anunciaram ontem a instalação de quatro ecopontos nas cidades de Lobito e Benguela para impulsionar a recolha selectiva e reciclagem de resíduos sólidos nos municípios
Implementada no âmbito do projecto “O Ecoponto-Reciclar Econnosco”, a iniciativa é realizada em parceria com a ONG Guardiões da Costa Mwangolé e com o apoio institucional do Governo Provincial de Benguela. “O Ecoponto-Reciclar Econnos- co” é um projecto de sustentabilidade ambiental focado na instalação de quatro ecopontos com contentores diferenciados para resíduos sólidos (plásticos, metal e papelão), em locais estratégicos em Benguela e no Lobito.
De acordo com Paula Lima, da Coca-Cola Angola, o programa visa consciencializar sobre a importância da reciclagem a nível ambiental, económico e social, destacando o compromisso com o “World Without Waste”, iniciativa que busca, até 2030, recolher e reciclar todas as garrafas ou latas vendidas pela multinacional.
“Acreditamos que temos a responsabilidade de ajudar a resolver a crise global de resíduos plásticos, e estamos a usar a nossa escala e alcance em diversos mercados para atingir os nossos objectivos de sustentabilidade, suprimir a poluição por resíduos e reduzir a nossa pegada de carbono”, disse. De acordo com a responsável, com este sistema é possível garantir que até 2030 cada garrafa ou lata seja recolhida e reciclada, sublinhando o impulso para liderar com acções concretas e inspirar indivíduos a juntarem-se a esta nossa missão de reciclagem adequada, garantindo que as embalagens não terminem onde não deveriam.
A consciencialização sobre a importância da reciclagem será também feita através de uma extensa campanha de comunicação nas comunidades-alvo, para impulsionar a cultura da reciclagem, incentivando as pessoas a envolverem-se em práticas responsáveis de separação e reciclagem de resíduos só- lidos. Por sua vez, Tânia Jardim, da Refriango, reiterou também a aposta na economia circular como um desígnio nacional para o qual se deve trabalhar continuamente. “Hoje, assinalamos o Dia Nacional do Ambiente, efeméride que nos incita a fazer um balanço de todos os esforços desenvolvidos para que Angola atinja um nível superior em matéria de desenvolvimento sustentável”, disse.
Para a responsável, é um movimento que envolve a sociedade civil e o tecido empresarial nacional, no âmbito da sua responsabilidade social, e que apoia as políticas do Executivo angolano em vários domínios. No Lobito, os ecopontos foram estrategicamente instalados em áreas de alta visibilidade, como a Avenida Salvador Correia, Largo Luís de Camões, Restinga, na Avenida da Independência e no passeio da Shoprite, Lobito. Em Benguela, os ecopontos podem ser encontra- dos no Mercado Municipal da Cidade, garantindo fácil acesso à comunidade.