O Presidente da República, João Lourenço, assinou, ontem, vários decretos referentes a nomeações e exonerações na estrutura central do Estado. De acordo com uma nota da Secretaria de Imprensa da Presidência da República, foi nomeado Victor Hugo Guilherme para o cargo de ministro do Planeamento.
João Lourenço nomeou igualmente cinco secretários de Estado, nomeadamente, Augusta de Carvalho Gando Frederico Fortes, para o Comércio e Serviços, Luís Kondjimbi Kaíca Epalanga, para o Planeamento, e Ivan Emanuel Marques dos Santos, para o Investimento Público; Juciene Clara Daniel Cristiano de Sousa é a secretária de Estado para o Orçamento e Milton Parménio dos Santos Reis o secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos.
Noutro decreto, o Chefe de Estado deu por findo o mandato de Lello João Francisco como presidente do conselho de administração (CA) da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e nomeou para o cargo Arlindo das Chagas Rangel.
Por outro lado, e sempre por conveniência de serviço, o Presidente da República deu por findo o mandato dos membros do conselho de administração do Entreposto Aduaneiro de Angola, nomeadamente, Eduardo Júlio de Almeida Machado, presidente do CA, Santos Augusto Mussamo, Carlos Filomeno de Martinó dos Santos Cordeiro (administradores executivos), Laureano Rebelo Aragão dos Santos e Madaleno do Rosário da Costa e Silva (administradores não executivos).
Foram, entretanto, nomeados para integrarem o conselho de administração do Entreposto Aduaneiro de Angola Adriano Pereira de Carvalho Júnior (PCA) e Francisco Manuel Massango e Tuneka Lakau como administradores executivos.