A nova Estação de Tratamento e Água (ETA), localizada nas Mabubas, município do Dande, província do Bengo, que vai aumentar a capacidade de distribuição às populações, entra em funcionamento dentro de três semanas. A construção da nova estação enquadra-se no projecto de expansão da rede de distribuição de água em Caxito, iniciado em 2022.
Em declarações à ANGOP, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Pública de Águas e Saneamento (EPAS) do Bengo, Carlos João, afirmou que a infra-estrutura vai passar dos actuais 290 metros cúbicos/ hora, para mais de 500 m3/ hora. Neste momento aguarda-se pelos consultores que vão garantir a operação dos equipamentos nesta fase experimental, para depois de seis meses passar a responsabilidade definitiva à EPAS Bengo, sublinhou.
A nova ETA vai abastecer a centralidade Teresa Afonso Gomes, o Hospital Reverendo Guilherme Inglês e também os cinco sectores que compreendem os bairros adjacentes de Caxito, no âmbito do projecto de expansão da rede de distribuição de água.
Ainda neste âmbito foram já efectuadas mais de 2 mil ligações, de um total de 4 mil destinadas aos bairros de Caxito. Os trabalhos de ligação às residências continuam e estão com uma execução física e financeira de cerca de 60 por cento. A EPAS prevê concluir o projecto de expansão da rede de distribuição de água em Abril deste ano. A cidade de Caxito dispõe, neste momento, de 7 mil ligações domicilires. Depois de concluídas as novas 4 mil, passará a contar com 11 mil e 500 ligações.