Os Estados Unidos da América planeiam voltar a instalar armas nucleares no Reino Unido, 15 anos depois, devido à ameaça da Rússia, de acordo com documentos do Pentágono, citados pela imprensa britânica.
Segundo o jornal Daily Telegraph, citado pela Efe, estes documentos mostram que a intenção americana é armazenar bombas atómicas com o triplo da potência da usada em Hiroshima, durante a Segunda Guerra Mundial, na base aérea Lakenheath, em Suffolk.
Os Estados Unidos deixaram de ter presença nuclear em solo britânico em 2008, por considerarem que o perigo da Guerra Fria tinha passado, sendo que a decisão surge numa altura em que a NATO redobrou os avisos sobre um hipotético futuro confronto com a Rússia.
A documentação a que o Telegraph teve acesso revela planos para uma “missão nuclear” a realizar em breve em Lakenheath, onde já tinham sido instaladas armas nucleares durante a Guerra Fria.
O orçamento do ano passado já aludia a um “depósito de segurança” para a base, um termo pelo qual o Pentágono se refere frequentemente à necessidade de um local seguro para as bombas atómicas enquanto não estão a ser utilizadas.
Segundo os documentos, o Pentágono encomendou novos equipamentos para a base, incluindo escudos balísticos para a proteger de ataques a “bens de elevado valor”.