A cooperativa “Pumumu Tulilongue”, do município da Caála, província do Huambo, prevê colher na primeira época agrícola 2023/2024, 80 toneladas de milho, contra as 65 da anterior, soube a ANGOP, essa Quarta-feira.
A pretensão foi manifestada pelo presidente da cooperativa, Tiago Boaventura, com uma área total de 450 hectares de terras aráveis, localizada na comuna da Calenga.
Disse que a organização, composta por 420 membros, entre exmilitares, viúvas, órfãos de guerra e famílias camponesas, prevê produzir, igualmente, 45 toneladas de cebola Tiago Boaventura disse que a cooperativa tem estado a apostar no aumento dos níveis de produção, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida das famílias camponesas.
Apontou o difícil acesso ao crédito bancário como a principal dificuldade da organização, que pretende alavancar a agricultura mecanizada, com foco no reforço da segurança alimentar e combate à pobreza.
Entre as dificuldades, destacou ainda o mau estado das vias de acesso, que têm impossibilitado o escoramento dos produtos do campo para os centros comerciais Por isso, espera pela intervenção do governo, principalmente, na requalificação das vias de acesso, tanto em atenção o desenvolvimento do sector agro-pecuário.
O município da Caála, um dos 11 que compõem a província do Huambo, conta com 155 cooperativas agrícolas.