As Forças Armadas da Ucrânia atingiram o avião de transporte IL-76 com prisioneiros ucranianos a bordo com dois mísseis antiaéreos lançados da região de Carcóvia, informou, nessa Quarta-feira (24), o Ministério da Defesa
“A aeronave foi atingida pelas Forças Armadas da Ucrânia a partir do povoado de Liptsy, na região de Carcóvia, usando um sistema de mísseis antiaéreos. Sistemas de radar da Força Aeroespacial da Rússia detectaram o lançamento de dois mísseis ucranianos”, escreve a entidade militar.
Observa-se que o avião foi abatido às 11h15, hora de Moscovo. O IL76 realizava um vôo do aeródromo Chkalovsky até Belgorod para transportar militares ucranianos para troca.
O ministério aponta também que o regime nazista de Kiev derrubou o avião de transporte militar russo que transportava militares ucranianos para a troca para acusar a Rússia de eliminar os soldados ucranianos.
A aeronave transportava seis membros da tripulação, 65 militares ucranianos para serem trocados e três soldados russos que os acompanhavam. Todos eles morreram.
“O regime nazista de Kiev deu esse passo com o objectivo de acusar a Rússia de eliminar os militares ucranianos”, diz o comunicado.
A entidade militar russa crescenta também que a liderança ucraniana sabia perfeitamente que o transporte de prisioneiros de guerra para troca em Belgorod é realizado pela aviação de transporte militar.