A Federação Angolana de Xadrez (FAX) divulgou os atletas que vão representar as cores da bandeira nacional nos Jogos Pan-Africanos, que terão lugar no Gana, de 7 a 23 de Março do corrente ano.
Trata-se de Amorim Agnelo, Mestre Internacional (MI), e Ednasia Júnior (Mestre FIDE). De acordo com o secretário-geral da entidade reitora da modalidade no país, Carlos Frades, os atletas têm vindo a preparar-se com bastante empenho por forma a lograrem êxito na competição.
O dirigente fez questão de destacar que o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) vai custear as despesas inerentes à participação do conjunto angolano no evento.
“Temos as condições criadas. Felizmente iremos contar com o apoio do ministério. Os atletas têm vindo a se preparar com muita dedicação”, disse Carlos Frades.
Recorde-se que os Jogos Pan-Africanos são um evento multidesportivo que acontece a cada quatro anos, exclusivamente para os atletas do continente africano.
É de realçar que é organizado pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais Africanos, e os primeiros Jogos ocorreram no ano de 1965 na cidade de Brazavile, isto é, no Congo, sendo que possuem o reconhecimento oficial do Comité Olímpico Internacional (COI) como um evento multidesportivo continental.