O secretário de Estado Americano, Antony Blinken, vai realizar, entre 21 e 26 deste mês, um périplo africano com visitas a Angola, Cabo Verde, Costa do Marfim e Nigéria, segundo uma nota de imprensa publicada no portal da Embaixada deste país, em Angola e São Tomé e Príncipe
Diz que, em declaração à imprensa, o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou que ao longo da viagem, Antony Blinken destacará como os Estados Unidos aceleraram a parceria EUA-África, desde a Cimeira de Líderes EUA-África em áreas que incluem clima, segurança alimentar e sanitária.
De acordo com a nota a que OPAÍS teve acesso, o secretário também enfatizará a parceria económica centrada no futuro e a forma como os Estados Unidos estão a investir em infra-estruturas em África para impulsionar o comércio bilateral, criar empregos a nível nacional e no continente, e ajudar a África a competir no mercado global.
“Além disso, o secretário promoverá parcerias de segurança baseadas em valores partilhados, como o respeito pelos direitos humanos, a promoção da democracia e a expansão do Estado de direito”, diz.
Acrescenta de seguida que “ele reafirmará o compromisso dos EUA com os nossos parceiros costeiros da África Ocidental através da Estratégia para Prevenir Conflitos e Promover a Estabilidade”.
Também passará em revista, de acordo com a nota, a parceria dos EUA com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para enfrentar os desafios regionais, e os esforços dos norte-americanos para apoiar a liderança Africana no desaceleramento das tensões e na adopção de soluções diplomáticas para o conflito no Leste da República Democrática do Congo.
“Os Estados Unidos reafirmam o seu compromisso sustentado com o envolvimento de alto nível dos EUA com a África”, sublinhou o porta-voz, Matthew Miller.