Os Palancas Negras, depois do empate com a Argélia na primeira ronda do CAN 2024 da Côte d’Ivoire, 1-1, jogam amanhã com a Mauritânia para a segunda jornada do grupo D, na cidade de Bouaké, às 18:00
A Selecção Nacional de futebol pode carimbar amanhã o passe para os oitavos-de-final do CAN 2024 que decorre na Côte d’Ivoire. Na segunda jornada do grupo D, Angola mede forças com a Mauritânia, na cidade Bouaké, às 18:00, hora local. Com um ponto na tabela classificativa, os Palancas Negras cruzam com os Leões de Chinguetti, formação que perdeu frente ao Burkina Faso, 1-0, na ronda inaugural.
Assim, dentro das quatro linhas, a Selecção Nacional tem a obrigação de fazer melhor do que fez no empate a uma bola frente a Argélia. Aliás, no CHAN que Argélia acolheu no ano passado, as duas selecções empataram sem golos numa partida em que Angola foi supeior. Por esta razão, o técnico Pedro Gonçalves tem, teoricamente, uma soberana oportunidade para se vingar os Leões de Chinguetti.
Para o efeito, o seleccionador deverá operar algumas mexidas no onze inicial, porque há atletas no banco que podem dar uma outra dinâmica ao grupo. Em Bouaké, onde está localizado o quartel general da Selecção Nacional, fala-se que Keliano e Gilberto poderão entrar de início.
As movimentações da delegação da FAF no terreno são visíveis, mas nada transpira oficiamente à imprensa local. Ainda assim, os treinos incidiram em correcções técnicas e tácticas à porta fechada nesta Sexta-feira, visto que a equipa técnica não quer ser surpreendida pelos mauritanianos. Em razão disto, Pedro Gonçalves continua a manter a crença, porque sabe que está a noventa minutos de fazer história.
Por conta disto, tem de ser mais ousado e entrar com uma equipa mais ofensiva, no sentido de fechar as linhas de passe dos Leões de Chinguetti. O grupo D é liderado pelo Burkina Faso com três pontos, selecção que tem pela frente a Argélia de Mahrez e outros. Angola e a Argélia vem nas posições seguintes com um ponto cada. A Mauritânia é o último sem qualquer ponto.