Depois de terem apresentado o projecto de caça talentos no município da Humpata, a Associação de Autores de Huíla (ASA/Huíla) prossegue com os trabalhos nas escolas secundárias do município dos Gambos, província da Huíla, com vista a incentivar o gosto pela leitura e pela escrita criativa no seio dos alunos
A associação está a centrar as suas atenções neste município, que dista a 150 quilómetros da capital, Lubango, pela riqueza do seu acervo cultural e histórico ainda pouco explorado.
Aqui foi seleccionada a Escola do Segundo Ciclo do Ensino Secundário Liceu N.º 918, para a participação dos alunos no concurso interturmas de poesia, contos, pintura e música.
De acordo com o regulamento deste concurso, que decorre sob a chancela da ASA/Huíla, os poemas vencedores verão os seus trabalhos na colectânea, no formato e-book, que será publicada no sítio da academia de autores para que possam ser baixados e lidos por qualquer interessado.
Miller Tavares, escritor e membro da Associação de Autores da Huíla, disse que no município dos Gambos a ideia é elevar o nível de literacia no seio dos alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino secundário de toda a província.
“Nos deslocámos do Lubango para o município dos Gambos para falarmos com as autoridades administrativas sobre as nossas atribuições, nomeadamente a publicação de obras literárias, plásticas e musicais inéditas e já existentes no formato físico e também para levarmos o concurso interturmas de poesia nas escolas.
Esperamos ter uma parceria bastante proveitosa, aliás, o feedback recebido durante o encontro mantido entre nós ASA/Huíla as autoridades administrativas deste município foi positivo” assegurou.
Para além do concurso de redacção, com destaque para a poesia, a Associação vai ainda disponibilizar para a Biblioteca Municipal dos Gambos cerca de 177 livros de autores locais e vai, igualmente, trabalhar na instalação de uma biblioteca virtual, tendo em conta a digitalização mundial.
Administração Municipal garante apoio
A Administração Municipal dos Gambos mostra-se regozijada com a parceria estabelecida com a Associação, particularmente nos sectores da educação e cultura, em que estão envolvidas escolas secundárias.
O Administrador Municipal, Francisco Leonardo Barros, disse reconhecer a importância de se incentivar no seio dos alunos, ainda em tenra idade, o interesse da digitalização de qualquer informação, tendo em conta o avanço tecnológico.
O responsável considerou oportuna esta parceria, tendo em conta aquilo que são os objectivos da Associação, sobretudo na vertente cultural e literária, que, conforme disse, vai trazer ao município algumas valências, principalmente para o aproveitamento das capacidades cognitivas e de legibilidade linguística e da escrita no seio dos jovens alunos.
“Temos uma biblioteca com cerca de quatro centenas de livros, mas nos dias de hoje estes espaços não podem viver só do livro físico.
Já é comum a existência de livros digitais ou da chamada biblioteca virtual, é nosso objectivo criar este mecanismo no nosso município. Depois do encontro que mantivemos com a ASA/Huíla, acreditamos que este desiderato será alcançado num curto espaço de tempo” afirmou.
Por: João Katombela, na Huíla