O delegado provincial do Uíge da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), Francisco Sobrinho, exortou, esta terça-feira, a população a cultivar o espírito de denúncia dos actos de corrupção, em prol da transparência e da boa gestão do bem público.
Ao intervir na abertura do workshop sobre “O papel da IGAE na administração pública”, o responsável justificou que com a colaboração dos cidadãos será possível mitigar os casos de corrupção e outros actos ilícitos praticados por servidores públicos.
“Com a colaboração da população, denunciando os casos de corrupção, será possível mitigar os actos ilícitos praticados por servidores públicos no país, por isso, pedimos o envolvimento de todos”, salientou.
Na ocasião, o responsável apelou aos gestores e demais funcionários públicos no sentido de primarem por uma conduta responsável no exercício da actividade laboral.
O workshop foi promovido no âmbito das comemorações do 32º aniversário da IGAE, a assinalarse quarta-feira, e contou com a participação de gestores e funcionários públicos, assim como estudantes universitários.
A IGAE é um órgão auxiliar do Executivo com objectivo de efectuar o controlo interno administrativo da administração pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações de todos os órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.
A IGAE, criada a 17 de Janeiro de 1992, é um órgão auxiliar do Presidente da República, com a missão de efectivar o controlo interno da administração pública.