Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, na província do Cuanza Norte, solicitaram ao ministério de tutela maior atenção aos problemas que os aflige, com realce para a reabilitação física dos deficientes. Esta preocupação foi manifestada, em Ndalatando, capital da província, pelo representante do grupo de deficientes físicos dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Jerónimo Manuel Francisco, num encontro de auscultação com o secretário de Estado para a Defesa, almirante José Maria de Lima.
Segundo Jerónimo Manuel Francisco, pensionistas dessa classe enfrentam muitas dificuldades de locomoção em função do estado em que se encontram as suas próteses, pelo tempo de uso, sem renovação e assistência técnica, situação que se agudiza com a idade elevada de muitos deles. Solicitaram, neste Sábado, a instalação de um centro de reabilitação física na província, uma vez que os membros deixaram de beneficiar de assistência médica em Luanda. De acordo com a Angop, pontualizou que por falta de assistência, há filiados que estão a andar com próteses rebentadas ou afixadas com pregos e ferros. A falta de muletas e canadianas são outras das preocupações apresentadas por Jerónimo Francisco.
José Kacola, que falou em nome dos antigos combatentes na província, augura que o Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria trabalhe para os dignificar melhor, através da revisão da pensão atribuída mensalmente aos filiados, actualmente, na ordem dos 23 mil kwanzas. Solicitaram também a subvenção de vários serviços, como energia, água, comunicações, saúde, entre outros. Salientou que a facilitação do acesso aos cuidados de saúde aos antigos combatentes e ao ensino, para os seus descendentes, devem constituir atenção especial do Executivo.
O Secretário de Estado para Defesa, almirante José Maria de Lima, que presidiu o encontro, na presença do governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, considerou que as necessidades dos antigos combatentes e veteranos da Pátria estão a ser tratadas de forma genérica. Acrescentou que estas preocupações são diligenciadas para a sua efectivação, com muito cuidado e preocupação pelo ministro da Defesa Nacional Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos ”Liberdade”, em consonância com o Executivo. O Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Cuanza Norte assiste mil e 325 membros, entre antigos combates, órfãos e viúvas de antigos combatentes.