O combinado angolano pretende estrear-se com vitória, hoje, diante da Argélia, na primeira ronda do grupo D do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2023, a parti das 21:00, que se disputa desde Sábado, na Côte d’Ivoire
A Selecção Nacional de futebol de honras me- de forças com Argélia, nesta tarde, no Stade de la Paix (Bouaké), em partida a contar para a primeira jornada do grupo D da 34.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN). Os Palancas Negras, às ordens do português Pedro Gonçalves, pretendem entrar com o pé direito no evento continental, mas as previsões indicam que este desiderato está longe de ser alcançado.
Por um lado, os angolanos vão defrontar um adversário que reúne jogadores que actuam nos melhores campeonatos do “Velho Continente”, nomeadamente Ait Nouri (Wolverhampton da Premier League), Bennacer (AC Milan de Itália), Riyad Mahrez (Al-Ahli da Arábia Saudita), Aissa Mandi (Villarreal de Espanha), assim como Youcef Atal (Nice de França). Por outro lado, o conjunto argelino já conquistou a competição em duas ocasiões (1990 e 2019). Para conquistar os primeiros três pontos na prova, o conjunto nacional deverá imprimir maior intensidade nas acções ofensivas.
No histórico de confrontos, houve um registro de quatro empates, duas vitórias, uma para cada lado, bem como dez golos marcados. No último embate de carácter particular, os argelinos golearam o Burundi, por quatro bolas sem resposta. Já os Palancas Negras bateram o Bahrein, por três bolas a zero, com golos Gelson Dala Kadu e Dominique, Neblu, Tó Carneiro, Eddie Afonso, Kinito, Buatu, Gaspar, Loide Augusto e Núrio Fortuna, Fredy, Beni, Bruno Paz, Keliano, Show, Estrela, Zine, Mabululu, Milson, Gelson Dala, Jérémie Bela, Mbala Zola e Zito Luvumbo são os atletas que vão representar as cores da bandeira nacional na competição. Recorde-se que a competição estava incialmente agendada para 2023, mas a Confederação Africana de Futebol (CAF) transferiu para este ano por razões climáticas.