Efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros continuam a reiterar as famílias que se dedicam à pesca e agricultura ao longo do rio Cuanza, no município de Cacuso, no sentido de suspenderem as actividades enquanto durar a abertura das comportas da barragem de Laúca
O processo de descarga de água aberto na última sexta-feira, 05, e que vai até Março do ano em curso, surge para regular o caudal do rio Cuanza, devido às chuvas fortes nos próximos meses previstas pelo INAMET. Os efectivos dos Bombeiros e técnicos da empresa de Produção de electricidade (PRODEL) continuam a aconselhar os moradores dos bairros Ndomboya Pepe, Ngola-Dala, Quindondo, Nyangya-Pepe, Muta e Vila dos pescadores a procurar lugares seguros enquanto durar o processo.
De acordo com o comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiro na Hidroeléctrica de Laúca, Caetano Benge, fruto das campanhas e do acatamento das medidas de prevenção pelas famílias, até ao momento não foram registados danos materiais nem humanos. Frisou que, enquanto estiver a decorrer este processo, as famílias devem cumprir todas as recomendações e evitarem fazer-se ao rio. “Durante o período sensibilizámos toda população e houve apenas necessidade de se transportar certos cidadãos que se encontravam ao longo do rio a pescar”, pontualizou.
O administrador municipal interino de Cacuso, Guerrito Tomás, considerou calma a situação, tendo em conta que até ao momento não foram registados qualquer incidente, fruto do trabalho de sensibilização. Já o soba do bairro Ngola Dala, António Manuel, reforçou o apelo à população a se manter distante do rio durante os três próximos meses.