Para dar sequências aos vários assuntos ligados às artes no país, a Academia Angolana de letras (AAL) realiza amanhã mais um dos seus encontros, desta vez para abordar sobre “Artes plásticas em Angola: 5 gerações”, às 19 horas, via Zoom, através do endereço (ID: 698 571 6385 Senha: AAL2024) O tema em questão será desenvolvido pelo pintor, ilustrador e gravador Álvaro Cardoso, que nasceu em Luanda, em 1961, com moderação do escritor e historiador Fidel Reis, nesta rubrica de carácter semanal.
Álvaro Cardoso foi responsável da oficina de gravura da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), onde em 1980 ganhou o prémio nesta modalidade.
Apesar de ter alguns trabalhos de pintura é tido como um dos percursores da gravura no país. Ao longo do seu percurso de mais de 35 anos decididos à pintura e gravura desenvolveu o diálogo entre o tradi-modernidade dos musseques de Luanda e a pluri-modernidade luandense que, ambas, se desenvolveram junto com as dinâmicas sociopolíticas: da vizinhança à integração de uma e outra.
Por sua vez, o espaço cultural “Conversa da Academia à Quintafeira” teve início na semana passada, onde foi abordado os “Valores culturais e indústrias culturais em Angola” com o artista plástico Jorge Gumbe.
Já a 18 deste mês, o escritor Albino Carlos vai abordar o tema “Música e identidade nacional”, enquanto, no dia 25, Maria João Teles Grilo vai falar sobre “A cidade bipolar”, ambas as conversas com a moderação de Virgílio Coelho.
A organização
AAL é uma associação privada sem fins lucrativos, de carácter cultural e científico. É também uma instituição literária que posui na sua guarida a responsabilidade pela edição de obras de grande valor histórico e literário nacional.
Tem como objectivo questões como o ensino, estudo e incentivo da língua portuguesa e das línguas nacionais, assim como a relação entre elas.
Com o seu estatuto editado no Diário da República, teve como outorgantes constituintes os escritores angolanos Henrique Lopes Guerra, António Botelho de Vasconcelos e Boaventura Silva Cardoso, tendo como patrono o primeiro Presidente da República de Angola, Agostinho Neto.
Actualmente tem como presidente o académico Paulo de Carvalho O primeiro presidente eleito da ALL foi Boaventura Silva Cardoso, exercendo mandato entre 2016 e 2020. Foi sucedido na presidência da ALL por Paulo de Carvalho.