Assinala-se hoje o Dia da Cultura Nacional. Para saudar a data, actividades diversas (culturais e recreativas) estão a ser realizadas um pouco por toda a parte do país, em especial na capital Luanda
As jornadas de comemoração do Dia da Cultura Nacional arrancaram no dia 05 do corrente mês e vão até o dia 31, com uma série de acções e actividades múltiplas promovidas pelo Ministério da Cultura e Turismo (MinCulTur) em todo o território nacional.
O acto central das celebrações acontece hoje, às 19h00, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), em Luanda, com a realização de uma gala de homenagens e distinções de individualidades que contribuíram significativamente para o crescimento e desenvolvimento da cultura angolana no ano 2023.
Entre as personalidades a serem distinguidas constam artistas, escritores, agentes culturais e/ou turísticos, funcionários do MinCulTur e outras individualidades cujos contributos configuram-se numa mais-valia para sector da cultura e turismo.
Exposição e Feira Multidisciplinar
No âmbito das celebrações do Dia da Cultura Nacional será inaugurada hoje, às 11h00, pelo ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, uma exposição de artigos históricos, composto por diversas peças recuperadas pelo Instituto Nacional do Património Cultural (INPC), refletindo a preservação das raízes dos diversos povos que compõem o mosaico cultural angolano, a ser exibida no Arquivo Nacional, sito no distrito da Camama-1, em Luanda.
Ainda na senda das celebrações, decorre, no Palácio de Ferro, uma “Feira Multidisciplinar” repleta de exposições artística, artigos artesanais, gastronomia e de vestimentas que representam a diversidade cultural da nação, como adiantou a OPAÍS, o director do Palácio de Ferro, João Vigário.
De acordo com o responsável, os objectos exibidos no pátio daquele importante instituição histórico-cultural convidam o público a “viajar” no passado e a compreender a história de cada povo em função das peças e vestimentas apresentadas pelos artistas que as exibem.
João Vigário sublinhou a necessidade da valorização e promoção desta importante data, desafiando os agentes culturais e a sociedade em geral a realizarem acções, de forma individual ou colectiva, que visam enaltecer a cultura nacional sempre que necessário, não ficando apenas dependente das iniciativas do ministério de tutela.
“A ideia que se tem é que temos ficado, até certo modo, acomodados a depender daquilo que o Ministério vai traçar, quando na realidade nós sociedade é deveríamos criar iniciativas e sugerir ao ministério para eles possam constar do programa de celebrações e assim podermos ter uma celebração mais consistente e alargada”, defendeu o responsável.
Estão expostos no Palácio de Ferro objectos históricos como missangas, colares tradicionais, pulseiras, peças artesanais, sextos, balaios, instrumentos musicais de percussão (tradicionais) como a marimba e o quissanje, quitutes da terra, peças de panos e trajes africanos, entre outros.
Velório de Rui Mingas
Consta também do programa de actividades do Ministério da Cultura e Turismo executar as acções relacionadas com as exéquias fúnebres do músico e nacionalista Rui Mingas, falecido na última Quinta-feira, 4, em Lisboa, Portugal, aos 84 anos de idade, vítima de doença.
Para tal efeito, o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, reunirse a, hoje, às 15h00, com a família do malogrado, nas instalações sede do referido departamento ministerial, sito em Talatona.
Recorde-se que o velório de Rui Mingas realizou-se ontem, Domingo, às 11 horas na residência do artista, na rua Amílcar Cabral, no distrito da Mayanga, município de Luanda.
Outras actividades paralelas
A par das iniciativas promovidas pelo MinCulTur, outras actividades paralelas estão a ser realizadas por associações e agentes culturais a nível da cidade capital, no âmbito das celebrações do Dia da Cultura Nacional.
No município de Belas, distrito da Centralidade do Kilamba, decorre o “Especial de Poesia e Música de Trova”, com o músico Kyako Kyadaff e o escritor Carlos Pedro.
Com início marcado para às 16h00, o evento terá lugar no espaço cultural Casa Rosas, junto ao hipermercado Kero Kilamba, enquadrado nas festividades do Dia Nacional da Cultura.
Café do Teatro
Por iniciativa da Associação Angolana de Teatro (AAT), realiza-se o “Café do Teatro”, a ter lugar no Elinga Teatro, a partir das 16h00. Com dois painéis de debates, o encontro vai juntar actores, cineastas, dramaturgos, agentes culturais, críticos de cinema e teatro e académicos ligados às artes cénicas, numa discussão em torno do desenvolvimento do sector teatral em Angola e da cultura em geral.
Dois temas, dos quais “Testemunhos dos Antigos Presidentes da Associação Angolana de Teatro” e “Contributo do Teatro na preservação da História e Cultura da Paz” vão guiar as sessões de debates que vão contar com as intervenções de Afrikano Kangimbe, Agnela Barros, Adelino Caracol, Osvaldo Moreira, Mena Abrantes, Armando Rosa, António de Oliveira e Josias Satumbo.
O encontro da AAT vai culminar com a apresentação da peça teatral “Panela de Kokambala”, a ser exibida pela companhia Experimental Teatro, às 19h00, no palco do Elinga Teatro.