O sector dos transportes públicos na cidade do Lubango, capital da província da Huíla, foi reforçado com 18 novos autocarros que vão ligar o centro da cidade às zonas periféricas do município sede.
João Katombela, na Huíla
Os 18 autocarros, com uma capacidade de mais de 60 passageiros cada, fazem parte de um lote de 20 unidades fornecidos recentemente pelo ministério dos Transportes ao Governo Provincial da Huíla e foram entregues às operadoras a título de crédito.
Com a recente entrada em funcionamento dos 18 autocarros, o município do Lubango passa a ter 13 rotas contra as anterior 10 em que se fazia o transporte de passageiros.
Além das rotas Arco-íris/Centralidade da Quilemba; Mutundo/Arco-íris; Tchioco/Mutundo e Rio Nangombe/Arco-íris, foram abertas as rotas Arco-íris/Mapunda; Eiva/Centralidade da Quilemba e Arimba/Arco-íris.
O director do gabinete provincial dos Transportes Tráfego e Mobilidade Urbana, Fernando Alberto, reconheceu que, tendo em conta o crescimento demográfico do município do Lubango, os transportes públicos disponíveis ainda não são satisfatórios.
“Sabemos que os meios não são suficientes e nós estamos cientes disto. Temos muitas escolas na Centralidade da Quilemba e estes autocarros que agora recebemos vão minimizar as dificuldades que ainda são vividas em todo o município do Lubango”, destacou.
Por outro lado, o responsável disse que o gabinete que dirige vai também reforçar os serviços de fiscalização às operadores no que toca ao cumprimento de horários.
Segundo adiantou, o gabinete provincial dos Transportes Tráfego e Mobilidade Urbana tem estado a receber inúmeras reclamações de utentes dos transportes públicos.
“Temos estado a receber reclamações de várias ordens, entre elas o cumprimento dos horários. O horário estipulado a nível da Agência Nacional dos Transportes Terrestres é o das 7 às 22 horas, logo, quem observar um operador a não cumprir este normativo, pode fazer chegar as suas reclamações ao nosso gabinete”, alertou.