O Presidente da República, João Lourenço, em nota distribuída pelas Redes Sociais daquele Órgão de Soberania, expressa profunda consternação pelo falecimento do nacionalista.
“Com profunda consternação recebi a triste notícia do falecimento de Rui Mingas, personalidade de grande prestígio que em várias frentes e em diversas funções representou com talento, competência e dignidade o nosso país”, escreve João Lourenço na nota.
Segundo o Presidente, Mingas começou por elevar o nome de Angola no atletismo profissional em Portugal e, desde cedo, se afirmou como compositor e cantor, como símbolo de resistência contra o poder colonial. “Pertencem-lhe vários clássicos da música angolana, entre eles a música do Hino Nacional”.
Na Angola independente exerceu cargos de responsabilidade política, tanto a nível interno como externo, e cívica, tendo sido deputado da Assembleia Nacional, Secretário de Estado da Educação Física e Desporto, Embaixador e Reitor de uma universidade privada.
“O seu passamento empobrece o nosso país e deixa de luto a sua Família e toda uma vasta legião de amigos e companheiros de trabalho. A todos, em particular à sua viúva e filhos, expressamos as nossas condolências e os nossos sentimentos de pesar”, afirma o PR.
A embaixadora de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, enalteceu a participação do nacionalista Ruy Alberto Vieira Dias Mingas, que faleceu hoje aos 84 anos de idade, no processo que culminou com a proclamação da independência nacional.
A embaixadora lamentou o passamento físico do nacionalista, tendo afirmado que o país perde um dos seus “mais ilustres filhos”.
Na nota de condolências, a diplomata augura que o exemplo de distinto nacionalista, inspire as actuais gerações na criação de uma Angola unida, próspera e cada vez melhor para todos.
O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Silvino de Pina Zau, também expressou a sua profunda consternação ao tomar conhecimento do passamento físico de Ruy Alberto Vieira Dias Mingas, falecido hoje, 04 de Janeiro de 2024, em Lisboa, por doença prolongada.
Ruy Mingas como era conhecido, nasceu aos 12 de Maio de 1939. Proveniente de uma família de músicos, foi influenciado pelo seu tio Liceu Vieira Dias e, por sua vez, inspirou o seu irmão André Mingas (também já falecido) e as suas filhas Katila Mingas e Ângela Mingas.
Além de ter composto com o escritor Manuel Rui o Hino Nacional de Angola, esta parceria também se notabilizou através da conhecida canção «Meninos do Huambo», divulgada, em Portugal, através do músico Paulo de Carvalho.
Mingas foi praticante de atletismo nas décadas de 1950 e 1960, tendo competido no salto em altura e nos 110 metros barreiras, conquistando um recorde nacional de Portugal, em 1960.
Em 1979, Ruy Mingas assumiu a condução durante dez anos, com a categoria de Ministro, da Secretaria de Estado para a Educação Física e Desportos (SEEFD). Poeta, cantor e compositor, conquistou em 2014 um prémio atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Em Portugal, foi distinguido com o prémio Personalidade Lusófona, entregue pelo Movimento Internacional Lusófono, em 2016.