Onovo ministro israelita dos Negócios Estrangeiros, Israel Katz, reiterou Terçafeira o objectivo de acabar com o grupo islamita palestino Hamas, na ofensiva actualmente em curso contra Gaza, desde 7 de Outubro passado.
“Vamos atingir o nosso objectivo de derrubar o Hamas”, afirmou Katz, que assumiu como principal missão fazer regressar à casa os reféns que estão retidos pela milícia palestina, em Gaza, desde 7 de Outubro.
Falando na cerimónia em que recebeu as pastas do seu antecessor, Eli Cohen, o novo ministro indicou que o compromisso do seu Governo é trazer de volta os reféns com novas iniciativas e exercer pressão a nível mundial.
Katz referiu também a importância de Israel manter a legitimidade internacional para continuar a guerra contra o Hamas, na Faixa de Gaza, e contra o Hezbollah no Líbano.
Depois de ocupar o cargo, entre Fevereiro de 2019 e Maio de 2020, Katz volta a assumir a pasta em plena campanha militar, na Faixa de Gaza, e num momento crucial para a diplomacia israelita, criticada por grande parte da comunidade internacional pela sua resposta aos atentados do Hamas de 7 de Outubro.