O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% na passagem do segundo para o terceiro trimestre de 2023, segundo às Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgado nesta terça-feira, 2
Em termos homólogos, conforme o documento, o terceiro trimestre de 2023 registou um crescimento do PIB de 1,4%, comparativamente ao mesmo período de 2022. As actividades que contribuíram positivamente para a variação do PIB no terceiro trimestre de 2023 em relação ao segundo trimestre de 2023 foram a extracção e refino de petróleo com 0,55 pontos percentuais, extracção de diamantes 0,48, pesca 0,39, comércio 0,25, produtos da indústria transformadora 0,11, serviços imobiliários e aluguer com 0,10.
No que diz respeito à análise sectorial, a área da agropecuária e silvicultura, com o valor acrescenta- do bruto da agropecuária, teve um crescimento de 2,4%, no terceiro trimestre de 2023, em relação ao trimestre homólogo, contribuindo positivamente em 0,23 pontos percentuais, na variação total do PIB. Esta variação deveu-se ao aumento generalizado da produção das culturas agrícolas na ordem dos 4%, visto que a agricultura representa 96% de peso no sector em causa.
Já sobre o sector pesqueiro, o valor acrescentado bruto teve um crescimento de 15,8%, no terceiro trimestre de 2023, em relação ao trimestre homólogo, contribuindo positivamente em 0,38 pontos percentuais, na variação total do PIB.
Este crescimento deveu-se ao aumento dos resultados dos efeitos que aconteceram no tipo de pesca industrial, semi-industrial, artesanal e aquicultura, tais como a retoma das embarcações de arrasto demersal após período de veda, melhoria no processo de amostragem e de recolha de dados estatísticos nos principais pontos de desembarque, a expansão do número de projectos em 11 províncias do país.
POR: Francisca Parente