O ano desportivo 2023, com altos e baixos, entre outras conquistas, permitiu os Palancas Negras chegarem ao CAN 2024 e o andebol melhorar a classificação no Mundial da velha Europa
O comunicado 31 da Federação Angolana de Futebol (FAF) caiu como uma bomba para os amantes do desporto rei, porque referia a suspensão do Petro de Luanda de toda actividade desportiva, por dois anos, por alegado envolvimento em esquemas de corrupção.
Em causa estava um áudio no qual o jogador do Petro de Luanda, Ito, pagou três milhões de kwanzas a um atleta da Académica do Lobito para vencer o 1º de Agosto, em jogo da Taça de Angola da época passada.
O Kabuscorp foi punido com descida de divisão, para o segundo escalão, também por corrupção, durante o apuramento para o Girabola, suspendendo o presidente Bento Kangamba por quatro anos.
Por sua vez, o treinador Agostinho Tramagal foi suspenso de toda actividade desportiva durante quatro anos, medida que mesmo recorrendo o Conselho Jurisdicional da FAF não entrou na jogada.