Depois de o Presidente da República, João Lourenço, ter efectuado uma visita de Estado ao Botswana, em Julho passado, chegou agora a vez do seu homólogo Eric Masisi visitar Angola, no quadro da consolidação do reforço da cooperação bilateral entre ambos os países.
O Presidente da República do Botswana, Eric Masisi, é aguarda- do hoje em Luanda para uma visita de Estado, onde deverá ser recebido pelo estadista angolano João Lourenço, com quem manterá um encontro de trabalho no quadro dos aspectos discutidos em Julho, na cidade de Gaberone.
Desse modo, OPAÍS sabe que, dentro daquilo são as prioridades de cooperação entre ambos os países, foram eleitos alguns domínios para futuro intercâmbio em que constam, a experiência tswanesa em diamantes, designadamente, produção, lapidação e comercialização.
Consta ainda do leque de sectores em destaque o realce para a pecuária, ressaltando-se o repovoamento bovino de Angola, que de- verá contar com a assistência do Botswana no envio de embriões e sémen, mobilidade (ligação aérea entre Gaberone e Luanda), energia (perspectiva de fornecimento de energia eléctrica ao Botswana a partir da província do Cuando Cubango) e combustíveis — Angola convidou o Botswana a fazer parte da estrutura accionista da refinaria do Lobito em construção, iniciativa acolhida pelas autoridades de Gaberone.
Refira-se que o Botswana ofereceu oito mil elefantes a Angola, para repovoar os parques no país, além de que Angola vai beneficiar da expertise tswanesa no desenvolvimento do projecto KASA (ecoturismo no âmbito das acções ligadas ao Delta de Okavango).