A secretária de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Cristina Coelho, defendeu, este sábado, a melhoria dos pacotes legislativos de preservação das espécies marinhas e de educação e consciencialização específica para as crianças como acções imediatas para o sector.
A secretária de Estado fez estas declarações à imprensa no âmbito da visita do Presidente da República ao Projecto Kitabanga, dedicado ao estudo e preservação de tartarugas, no município do Porto Amboim (Cuanza Sul),
Paula Coelho frisou que o trabalho de continuidade terá como foco as tartarugas, por ser uma espécie sobre a qual existem já estudos mais aprimorados.
“Que seja este, então, o projecto-piloto ou modelo, mas estas são umas das acções imediatas que vamos dar seguimento enquanto ministério do Ambiente”, disse.
Afirmou que o ministério tem estado a acompanhar o exercício feito pelo projecto Kitabanga, dentro do seu programa social, para se ter mentes melhor consciencializadas, numa altura crítica em que as espécies estão em grande declínio.
Defendeu maior investimento, tendo referido o engajamento de parceiros e a necessidade de mais patrocínios, sobretudo para a comunidade, pois, assim, será possível vencer os desafios e ter uma Angola cada vez melhor.
Segundo a responsável, o posicionamento geográfico de Angola e a corrente de Benguela trazem áreas de nidificação e outras espécies, pelo que o país tem um grande acervo ainda de estudo para a ciência, quer a nível nacional, regional e internacional.