O poeta angolano Zola Ramos vai encerrar na próxima terça-feira, 26, a primeira temporada do talk-show “Poesia na casa”, com apresentação de diferentes obras poéticas, a partir das 19 horas, no espaço Goz’Aqui Comedy Clube, na Ilha de Luanda
Com direcção artística de Linno Cinzas, o projecto quinzenal é uma aposta artística do poeta e declamador que visa dar voz a poesia e aos fazedores desta arte no mercado nacional.
Neste evento serão ainda apresentadas variadíssimas performances poéticas, de diferentes artistas declamadores, como Poeta Gago, Pedro Belgio, Tecassala, Fernando Kya Samba, com a participação de Poeta Esquecido, directamente da província do Bié.
De acordo com Linno Cinzas, director do projecto, estreado no ano corrente, o evento para apresentação de obras poéticas é um talk-show dirigido pelo poeta Zola Ramos, simplesmente “o Poeta”, que consiste em dar voz à poesia feita em Angola, através dos poetas e também da comunidade.
“Estreámos a 12 do corrente mês o projecto, que é realizado quinzenalmente e que consiste num talk-show liderado por Zola Ramos, ou simplesmente o Poeta, e realizado pelo Goz’Aqui, na Ilha de Luanda, onde se pensou numa única visão de dar voz à poesia feita em Angola através dos poetas e da comunidade deste talk-show de poesia”, avançou.
Actuação especial da poetisa Bel Neto Apesar de ser um evento que exibe as criações artísticas de diferentes obras poéticas angolanas, para este encontro poético que marca o encerramento anual da primeira temporada do talk-show de poesia, o programa tem como convidada especial a poetisa e escritora angolana Bel Neto.
A autora, que brindou recentemente o seu público com a apresentação do seu mais recente trabalho literário intitulado “Outras formas de pôr na grafia”, é a principal atracção para esta apresentação que culminará com o encerramento anual deste projecto poético.
A trabalhar actualmente com projectos ligados à inclusão e à literatura infantil, a artista, que escreve desde a infância, vai partilhar o palco com outros artistas convidados.
De acordo Linno Cinzas, Bel Neto foi escolhida por apresentar um longo percurso nesta área cultural, a fim de criar uma interacção entre os artistas fazedores de poesia, por forma a dinamizar o sector.
O mentor do projecto
Zola Ramos, que lançou recentemente a sua EP de poesia intitulada “É fome”, composta por cinco poemas de estúdio, tem trabalhado para a evolução da poesia angolana, dando voz a projectos que desenvolvam a arte de declamar, como uma nova proposta para o mercado criativo nacional.