A ministra de Estado para Área Social, Dalva Ringote Allen, presidiu ontem, em Luanda, uma reunião com os governadores das 18 províncias do país cujo objectivo foi o de analisar o grau de implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza
Sobre a mesa esteve a agenda relacionada com o grau de cumprimento das orientações emana- das nos programas de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos (PAT II), de iniciativa do titular do Po- der Executivo, bem como Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
No final da reunião, os governa- dores fizeram uma radiografia do grau de implementação destes e outros programas nas respectivas províncias, e avançaram que o saldo tem sido positivo por ora, tendo em conta os resultados alcançados.
A governadora provincial do Huambo, Lotti Nolika, referiu que na reunião com a ministra de Esta- do para Área Social, Dalva Ringote Allen deixou recomendações muito precisas sobre a execução dos programas para o ano, que têm a ver com a revisão das prioridades, tendo em conta a disponibilidade financeira actual.
Todavia, referiu que o programa de combate à pobreza trouxe benefícios bastante valorosos para os municípios, sobretudo àqueles que apresentam índices de vulnerabilidades maiores que os outros. E, neste sentido, referiu que os governadores manifestaram a preocupação inerentes à proporcionalidade, para que os municípios com maior densidade populacional recebam uma dotação orçamental superior às com menos populações.
Segundo Lotti Neolika, no âmbito do programa de combate à pobreza, no Huambo, foram resolvidas questões como a reabilitação de “pontecos” e de escolas e permitiu a manutenção do programa de merenda escolar.