O dramaturgo e encenador Armando Rosa é o convidado na 4ª edição do projecto “Ensaio colectivo”, na Sexta-feira, 22, a partir das 12 horas, no Centro de Animação Artística do Cazenga, (Anim’Art), em Luanda, que visa a partilha da sua vasta experiência com os actores
O encenador, laureado com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2022, vai dirigir “O ensaio colectivo” diante de diversos apreciadores da arte teatral, no sentido de possibilitar à troca de experiência e intercâmbio entre os actores participantes deste projecto anual.
Esta que será a quarta realização do projecto desenvolvido pelo colectivo Além-Mar Teatro, para promover o intercâmbio cultural entre os grupos teatrais, tem como objectivo promover maior união entre a classe artística. Questionado sobre a escolha de Armando Rosa para o encontro, o director do projecto, Efraim Cuteta, disse que se deve ao longo percurso que o mesmo apresenta.
Isto é, pelo trabalho que tem realizado no teatro nacional durante décadas, também como encenador e director do grupo teatral Nova Cena, que tem contribuído para o engrandecimento das artes cénicas no país. “Esta é uma edição especial que contará com um convidado especial, que é o director e encenador de teatro Armando Rosa.
Ele é o laureado do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2022. Então, trazemos-lhe como uma nova proposta, como nosso convidado especial, ele que será o coachmaster desta actividade”, justificou.
De acordo com a Efraim, diferente das edições passadas que era composta por um painel de vários encenadores, esta nova realização vai contar apenas com este encenador, para interagir com todos os actores e directores de teatro, no sentido de permitir uma comunicação bilateral.
No que concerne à realização da iniciativa, o responsável afirmou que o projecto além de promover o intercâmbio entre os artistas, a fim de possibilitar maior união, também permite a troca de experiências através da partilha de ideias, apresentação de sugestões e opiniões a respeito do estado da arte no país.
“O que fortemente contribui para a abertura na arte, com actores de grupos de diferentes zonas de Luanda, onde os encenadores ou directores de teatro, com uma vasta experiência, partilham os seus conhecimentos no mundo da arte, de modo a dar respostas às características do projecto”, disse.
O impacto do encontro
Ao falar daquela que foi a 2ª edição do projecto, contou com a presença de convidados especiais, destes que são três directores de teatro, nomeadamente Nelson Cabanga, Camilo Domingo, João Paulo e estudantes de instituições culturais como o Complexo das Escolas de Arte (CEARTE) e a Faculdade de Artes (FArt).
Quanto à última edição, a actividade contou com a presença dos mesmos convidados, marca- do com a interação entre os artistas, que deu voz ao público de actores, onde estes puderam apresentar mais questões relacionadas à arte. No final, o encontro culminou com a criação de um monólogo, que a organização pensa estrear logo após a realização da 4ª edição do projecto cultural.