No Domingo (17),o senador do Partido Democrata dos EUA, Chris Van Hollen, disse durante uma entrevista a um canal de notícias norte-americano que o primeiro-ministro Netanyahu “fechou a porta” dos esforços para estabelecer uma solução de dois Estados entre Israel e a Palestina após a guerra
Van Hollen respondia a uma pergunta sobre uma declaração recentemente divulgada por Netanyahu na qual o primeiro-ministro disse estar “orgulhoso” de ter impedido a possibilidade de uma solução de dois Estados.
“Tenho orgulho de ter impedido o estabelecimento de um Estado palestino, porque hoje todos sabem o que esse Estado palestino poderia ter sido depois que vimos o pequeno Estado palestino em Gaza”, disse o premiê.
“Esta é uma resposta directa ao presidente [dos EUA Joe] Biden, apelando a uma solução de dois Estados. Em última análise, este é o único acordo político que é viável”, disse Van Hollen, em referência à declaração.
“[Netanyahu] continuou a enfraquecer a Autoridade Palestina. Esta é a organização que reconheceu o direito de Israel de existir muitas décadas atrás – em vez de tentar encontrar a paz ou pelo menos impedir que as condições no terreno mudem com assentamentos adicionais para permitir uma solução de dois Estados, ele fechou a porta desse esforço”, acrescentou o senador dos EUA.
O presidente dos EUA, Joe Biden, tem repetidamente expressado apoio a Israel na sua guerra contra o movimento Hamas, mas também pressionou por uma solução de dois Estados, que permitiria o estabelecimento de um Estado palestino independente, quando a guerra terminasse.